"Informação é poder!"

www.toninhoneves.com.br

Fique sempre bem informado.
Contribuir com jornalismo profissional e autêntico é um exercício de cidadania.

"Informação é poder!"

www.toninhoneves.com.br

Fique sempre bem informado. Contribuir com jornalismo profissional e autêntico é um exercício de cidadania.

story anonimo stories anonimo instagram anonimo

A DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE JOINVILLE

Compartilhar

Lideranças já articulam a busca de votos para a eleição da nova presidência da Câmara de Vereadores de Joinville

Na corrida pela presidência da Câmara de Vereadores, embora tem quem negue, já existem fortes articulações nos bastidores políticos de Joinville.
Nesta eleição existem os mais diversos eleitores e nem todos pertencem ao grupo eleitoral de vereadores, podendo a votação ser influenciada por lideranças externas.
Nesta conta está o prefeito de Joinville, Adriano Silva, NOVO, que foi o principal influenciador da eleição de Mauricio Peixer, PL, o atual presidente, por exemplo.
Com fortes ligações com a família de Adriano, leia-se Nei Silva, o pai do prefeito, Peixer pavimentou a sua chegada à presidência, articulando o preenchimento de espaços na mesa diretora, colocando como vice-presidente a vereadora Tânia Larson, ex-PSL, depois PSD e agora no União Brasil e também levou junto sua simpatia ao prefeito Adriano.
Óbvio também foi a presença na mesa diretora do vereador Érico Vinicius, NOVO, como secretário da casa, também um aceno para o prefeito.
Na distribuição das presidências da Câmara também funcionou o critério político, como ficou estampado na composição da Comissão de Saúde onde o médico Cassiano Ucker, no Cidadania na época, hoje no União Brasil, foi preterido na presidência, sendo colocado à fórceps o vereador Kiko do Restaurante, sem qualquer apetência para assuntos médicos ou de saúde, muito embora tenha um trabalho elogiável como reivindicante de melhorias para o bairro Espinheiros, sua principal base eleitoral.
Outro vereador preterido na ocupação de posições importantes na distribuição das presidências das comissões técnicas foi o vereador Sidney Sabel, ex-PSD, hoje também no União Brasil.
Nessa toada também entrou Cláudio Aragão, MDB, ferrenho adversário de Maurício Peixer que não perdoou o adversário jogando-o para as calendas.

JUIZ ACEITA DENÚNCIA CONTRA JORGE SÁ
A informação vem do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
O juiz Paulo Eduardo Huergo Farah, da 4ª Vara Criminal da comarca de Joinville, recebeu denúncia promovida pelo Ministério Público contra o secretário de Infraestrutura Urbana do município de Joinville, o gerente da unidade de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e três integrantes da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Prefeitura de Joinville, referente ao desabamento de obra do rio Mathias durante a apresentação do “Natal Luz”, fato registrado em novembro de 2021.


Segundo o Ministério Público, os denunciados praticaram os crimes de lesão corporal e de desabamento ou desmoronamento, previstos no Código Penal.
“Da análise preliminar da relação jurídica processual, verifica-se que a peça inaugural é apta, que estão satisfeitos os pressupostos processuais, que se afiguram presentes as condições da ação penal e que há justa causa para o exercício da pretensão punitiva, pois demonstrada a existência da materialidade e indícios suficientes de autoria”, ressaltou o magistrado ao aceitar a denúncia (Processo n. 5033489-14.2022.8.24.0038).
Danos morais e materiais
As ações cíveis por danos morais e materiais tramitam na 3ª Vara da Fazenda Pública de Joinville. Dois grupos de vítimas já tiveram acordos homologados. Os valores destinados a cada parte foram definidos com base na gravidade das lesões sofridas. Para danos leves, o valor estipulado foi de R$ 4 mil, duplicado na comprovação de danos graves – R$ 8 mil.
A queda da calçada
O fato ocorreu em novembro de 2021, durante a apresentação do “Natal Luz”, evento promovido pela Prefeitura de Joinville. Parte da calçada sobre a galeria fluvial do rio Cachoeira cedeu e abriu uma “cratera”, pela qual várias pessoas que estavam próximas ao local caíram no rio. O acidente deixou 33 feridos. A cerimônia foi interrompida por cerca de 40 minutos, período em que foi prestado atendimento às vítimas’’, diz a nota do TJSC.

MESMO PERSONAGEM
O secretário da infraestrutura Jorge Sá esteve na Câmara de Vereadores de Joinville tentando explicar o inexplicável. Os vereadores Sidney Sabel e Cassiano quase foram atropelados quando levantaram também a história do “secretário corretor’’, envolvendo o mesmo personagem.

BASTIDORES DA ELEIÇÃO

Luiz Henrique quando era prefeito foi constantemente acionado para apaziguar a bancada do PMDB pela disputa da presidência da Câmara. Uma vez teve de acalmar o vereador João Luiz Sdrigotti, convencido, contra a vontade, para ceder a vaga de presidente ao vereador João Pessoa Machado.
Nos tempos de antigamente, além de cargos na prefeitura, até placas de táxi entravam nas negociações, dinheiro vivo, e até um cheque foi rasgado após uma reunião de lideres políticos locais num restaurante de Pirabeiraba para escolha de um presidente.
Isso no tempo antigo, pois claro que agora qualquer tipo de benefício dessa natureza inexiste ou é desconhecido.
Teve candidato, por exemplo, que chegou à Câmara com o terno na mão para vestir na suposta posse, que foi traído cinco minutos antes da votação, e acabou passando mal. Foi atendido por um médico-vereador que está por aí e pode comprovar essa versão dos fatos.
Outro caso de um candidatíssimo presidente da Câmara, chegou todo enfatiotado para a sua suposta posse e na escadaria da Câmara chamou um diretor da casa e avisou que ele seria demitido.
Não demitiu porque foi derrotado e depois do anúncio da vitória do seu adversário, um dos mais antigos vereadores de Joinville, bateu boca com o presidente eleito gritando que tinha sido traído.
Vamos aguardar que na próxima eleição de presidente do legislativo municipal não tenha rasteiras, puxadas de tapete e traições. Difícil.

ESTÁ FORA
O vereador Brandel Júnior, Podemos, garantiu que não será candidato a presidente da Câmara.

PREVISÃO


Brandel alertou que Joinville corre o risco de se transformar numa ‘’crackville’’ tal o número de dependentes de drogas e traficantes proliferando no centro da cidade.
Segundo o vereador existem muitas casas abandonadas servindo de abrigo para essas pessoas.
Defende uma tomada de posição por parte do poder público para evitar que pessoas sejam molestadas no entorno dessas ações vistas em plena luz do dia constrangendo e até assediando quem passa por esses locais.

CONTROLE GLICÊMICO


Conhecido por já ter batalhado, como vereador, para restabelecer, tendo que recorrer à Justiça, o fornecimento de análogos de insulina de ação lenta para pacientes de Joinville e região, um dos compromissos firmados pelo médico Cassiano Ucker é lutar pelo fornecimento desse tipo de medicação para todos os pacientes que precisam no país.
Além disso, ele também já busca amparo em estudos para estabelecer protocolos e se compromete a lutar pelo direito de alguns pacientes, que possuem indicação, para receber, pelo SUS, o sistema de controle glicêmico conhecido como Libre.

OBESOS E PRÉ-DIABÉTICOS
“Hoje, estima-se que mais de 16,8 milhões de brasileiros tenham diabetes em todo o país, e outros 40 milhões sejam pré-diabéticos.
E o índice de pessoas obesas chega a 22,35% da nossa população, sendo que a última pesquisa, em todo o país, e outros 40 milhões sejam pré-diabéticos, revela.

SEM EMOÇÃO


Da forma como foi idealizado o debate envolvendo os candidatos ao governo do Estado pelo portal do ND, o resultado ficou aquém do esperado.
Frustrou expectativas de quem aguardava declarações mais quentes com conteúdo polêmico. Foi como um chá das cinco.
Quem sabe nos próximos.

HISTÓRIA DE DARCI
O deputado Darci de Matos, PSD, divulgou vídeo contando a história de sua vida, desde o início humilde, galgando os primeiros passos na politica como vereador, deputado estadual e agora federal.
Foi presidente da Fundamas, quando trouxe para Joinville o “Ônibus da Informática’’, qualificando milhares de jovens em tecnologia, foi delegado do trabalho de Santa Catarina e participa de várias comissões técnicas na Câmara.
Busca a reeleição.

VIDEO DA DELEGADA


Circula na rede social um vídeo mostrando a delegada de policia licenciada de Joinville ,Tânia Harada, NOVO, praticando tiro ao alvo.
Num suposto alvo dispara contra temas como violência à mulher, o fundo eleitoral, a corrupção, o preconceito, e o abuso sexual infantil, dentre outros.
A delegada Tânia lotou com um grupo de apoiadores um restaurante da cidade lançando oficialmente sua campanha para a Câmara, com as bênçãos do prefeito Adriano e da vice Rejane.
Quanto ao vídeo, Tânia mostra uma produção inteligente e com muito charme.
Dei like.

PENSANDO ALTO


Foi liberado o período de licenças para dedicação a campanha eleitoral na Câmara de Vereadores.
Saiu Cláudio Aragão e entrou Mauricinho.
Como existem vários vereadores-candidatos, não custa nada perguntar: quem será o próximo?

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *