A campanha agora é digital, pela rede social e o Adriano estava mais atilado, preparado e usou essas plataformas com muita habilidade. Fazia uma obra e mostrava ao seu público engajado com mais de 136 mil seguidores no Instagram, por exemplo.
Agora o prefeito vai preparar a nova pauta de trabalho com foco nos compromissos assumidos nesta campanha como cuidar do futuro do Hospital São José, motivo de embates na campanha e dar continuidade ao elenco de obras que a cidade precisa encarar como a mobilidade, asfaltamento, saneamento e mais creches, por exemplo.
O palanque agora é na rede social.
Acabaram os grandes comícios e mesmo ataques constantes em programas de TV de militantes disfarçados de pseudos apresentadores não colaram na opinião pública mais esclarecida. Povo mais esclarecido.
Em Joinville houve tentativa de sabotar, massacrar o prefeito Adriano e não deu certo. Quanto mais batiam mais ele crescia. Respondia mostrando obras e o eleitor reconheceu lhe dando uma vitória histórica e esmagadora de mais de 70 por cento dos votos.
LIDERANÇAS EM CHEQUE
Resultado do embate eleitoral tem político de Joinville que vai ter de rever conceitos de atuação olhar para o espelho e fazer a mesma pergunta da bruxa malvada: “Espelho espelho meu, haverá alguém mais bonito do que eu?”, certamente que a indagação não é essa, mas que terá de revisar conceitos porque política se faz com grupos, sem arrogância, pés no chão porque outras campanhas virão logo ali em 2026.
Agora aves de arribação que aparecem para fazer campanha depois de dois lustros e rejeitados pelos eleitores fazem o amargo regresso para a boquinha acalentada pelo contribuinte.
Até daqui a dois ou quatro anos.
A NOVA CÂMARA
Fiz apostas com amigos que a maioria dos vereadores retornariam.
Falei na minha live e até fiz uma lista. Errei por dois nomes.
De qualquer forma não me surpreendeu a votação do vereador William Tonezi e o retorno do Profeta ambos com atuação contundentes na Câmara em oposição a Adriano.
Souberam ocupar esse espaço e surfaram na onda bolsonarista fazendo dobradinhas na tribuna da Câmara e ocuparam importantes espaços nas comissões técnicas e especiais cutucando o sistema.
Os novos que entraram são: Mateus Batista, do União, tem uma rede social expressiva e não tem papas na língua, Instrutor Lucas, PL, Kiko da Luz, PSD, Professora Vanessa da Rosa, PT, Vanessa Falk, Novo, Liliane da Fralda, Podemos, é a nova bancada que junto com os 12 reeleitos vão compor a nova legislatura.
A PRESIDÊNCIA?
Após a posse dos novos integrantes e de repente até antes da diplomação começa a discussão da nova presidência da Câmara de Vereadores.
Mas isso é conversa para mais na frente.
DEU GODINHO
Em São Francisco do Sul foi reeleito o atual prefeito Godofredo Moreira, MDB, em reconhecimento por sua gestão realizadora, cheia de obras e embelezamento do balneário.
Lutou e venceu uma máquina empresarial e ataques rasteiros e outras baixarias.
GUIDI E DARCI
A solução para manter Darci de Matos na Câmara Federal está no colo do governador Jorginho Mello.
Não adiantou Bolsonaro ter ido a Criciúma fazer campanha para Ricardo Guidi do PL contra Vaguinho, apoiado por Clésio Salvaro, PSD, que saiu da prisão para eleger o seu apadrinhado.
Agora a incógnita é saber o futuro de Guidi e do seu suplente Darci de Matos.
O governador pode chamar Guidi para o governo e deixar Darci na Câmara.
Se Guidi quiser ficar em definitivo em Brasília, pode chamar Darci para um cargo.
Já foi falado, Darci está de olho no Detran/ SC. Hummm. …e Kennedy?
PENSANDO ALTO
Perguntinha chata: Haverá reforma no secretariado de Adriano Silva?
PENSANDO BAIXINHO
O eleitor de Joinville não dorme.
Trocou o Kiko do Restaurante pelo Kiko da Luz.